Publicarei a redação que acabou de sair do forno (que termo tosco), fiz para treinar para prova de português, que será amanhã:
Lugar de Criança é a Escola.
Quando pensamos em crianças, a primeira imagem que nos vem à cabeça é a de uma delas brincando, cercada por sua imaginação e, muitas vezes, por outras dela, formando uma só voz, em coro. Difícil é enxergar que muitas outras crianças, não têm essa oportunidade de desenvolver uma infância sadia.
O motivo que nos coloca em diferentes situações sociais, desde cedo, é o acesso, ou não, à educação. Enquanto existem crianças que frequentam a escola e aprendem a alcançar grandes objetivos de futuro, existem outras que ficam analfabetizadas e expostas, muitas vezes, ao cotidiano da violência e dos meios ilícitos, quando o tempo delas, na realidade, era o de brincar.
Nesse sistema, em que o futuro é decidido no presente, ou até mesmo no passado, quem não começou a buscar seu espaço ontem, já está eliminado. Sendo assim, a juventude que não frequentou a escola, se torna, cada vez mais, matéria-prima do desemprego e da pobreza.
Sendo assim, a imagem que nos deveria vir à cabeça ao pensar em crianças, não deveria ser a de várias delas gritando em um parquinho de areia, mas a de todas elas inseridas no mesmo rumo, que se inicia na escola. Estando lá, aí sim, todas iriam poder brincar juntas, só que, dessa vez, pela vida inteira.
Comentem, deixem suas sugestões, aliás, espero que o texto os tenha feito refletir. Infelizmente, não consigo lembrar o site em que eu consegui o tema para a redação. De qualquer forma, existem vários outros.
Acho que passei aqui só para publicar isso mesmo.
Beijos a todos :*
Legenda: eu quando era criança. =D
2 comentários:
é, dá conta do recado : )
Ponto de vista diferente, realista. Gostei muito do texto. Continue assim, você vai longe.
Postar um comentário