Hoje resolvi postar, sem delongas com a explicação sobre minha demora em atualizar, pois me vi envolta numa situação um tanto quanto peculiar! PASMEM: fui procurar meu blog e me dei conta de que ESQUECI QUAL ERA O LINK DELE!! (HAHAHAHA)
Pois é, fui hoje de manhã com Lorena e o pai dela à casa da Erika Saleme (http://erikasaleme.blogspot.com/), candidata à Deputada Estadual pelo PSDB.
Não sou simpatizante do PSDB, nem nunca fui. Sempre me vi um pouco mais à esquerda do movimento. Apesar disso, para mim sempre contou mais a essência de um candidato que a faceta de um partido. E é por isso que tenho construído um pensamento favorável à candidatura da citada Erika, que é uma pessoa instruída (formada em Direito e em Letras), professora de português muito admirada e uma doçura de pessoa. Além disso, ela aparenta ter vocação para lidar com pessoas, demonstrando um aspecto vocacional para a vida política.
Ainda nesse tema, vale lembrar a todos, que como disse Aristóteles, no século IV a.C., "o homem é naturalmente um animal político". Pois é, partindo desse pressuposto, eu venho aqui tentar resgatar esse sentimento de envolvimento social, essa necessidade que é tão intrínseca às relações políticas, haja vista que cada um de nós é um ser político, que estabelece as mais diversas relações em sociedade.
Então, meus caros, não adianta que tentemos ser indiferentes e que nos mostremos apáticos diante dessa temática. A Política deve ser vista com os olhos da seriedade e do compromisso, de forma fundamentada claramente na ética, para que os interesses dos indivíduos sejam atendidos em sua plenitude.
É fundamental que cada ser social faça a sua parte e que seja superada essa estereotipação de que todo político é corrupto e desonesto, uma vez que um político é alguém como um de nós, haja vista que todos dispomos dessa característica!
14 comentários:
Em relação a esquecer do blog Isa, ocorreu o mesmo comigo :D
A política somos nós!Concordo plenamente. Somos de uma geração que pode fazer a diferença votando com consciência
beijoss.. tenha um bom dia ;**
Pois é, somos políticos por essência. Fico muito feliz por você ter gostado da Erika. Creio que contruiremos ideias maravilhosas, tanto para a pré-candidatura, quanto para a candidatura dela. Conto com você, Isa! Beijos!
Pois é Gi!
Acho que nós temos que postar mais, escrever faz bem a nós mesmos e a quem lê o que a gente escreve! É ótimo divulgar o que a gente pensa, isso é parte da democracia :)
E pode deixar Lorena, enquanto a Erika se mostrar como uma pessoa ética e comprometida com o futuro, meu voto estará garantido ;]
bom, minha querida, ja que o assunto é politica... vamos lá.
bom ser esquerdista é basicamente um erro, para nos capitalistas neo-liberais, economicamente falando, claro, agora, citando a a parte na qual vc diz que não se deve votar no partido, isso é um erro muito grande, já que no caso mais banal, o politico precisa de legenda para que leis, decretos, etc... sejão aprovados, e votar por afinidade pessoal julgando o carater do candidato, creio que a senhorita poderia evitar esse tipo de erro.
bom isso foi um pouco da minha visão política. você escreve muito bem, tem coisas interesantes nos seus textos.
bjus, minha querida
Ravy, respeito seu ponto de vista e acho que críticas são sempre bem vindas aqui!
Mas ser esquerdista ou não é questão de visão política e, convenhamos, isso não se discute.
Eu não disse em nenhum momento que sou socialista ou comunista; eu sempre fui a favor de movimentos sociais em prol do coletivo em si e apoiei partidos que eu acreditava que representavam meus ideais. Mas como nada é perfeito e como os seres humanos não são incorruptíveis, partidos decepcionam.
E eu não falei que apóio a Erika por mera afinidade pessoal, mas porque conheci o potencial político que ela tem. Se em algum momento ela perceber que os ideais do PSDB não correspondem mais aos que ela sustenta, imagino que ela busque uma nova filiação, ainda que sujeita a perda do (possível) mandato.
Eu não disse que "não se deve votar no partido", mas que votar num bom candidato é mais importante que em um partido em detrimento de outro.
E eu também não acho que o PSDB represente alguma ameaça, eu simplesmente tenho outras preferências partidárias.
Mas ainda assim, muito obrigada pelo comentário, isso sim é fazer política! Essas discussões formam a democracia :)
E obrigada pelo elogio.
Beijos :*
ciudado ao chamar-me para politicagem....
sShusahuS
bom, visão em prol do social é a base de qualquer partido politico, no caso um em visão social, muitas vezes se esquecendo de que para sustentar essa visão, precisa-se de fundos, ja o outro pensa em como conseguir fundos para sustentar uma massa falida e como tranforma-los em produtores de bens. jamais disse que és socialista, sei bem que é pé no chão utópicos fumam maconha para pensar num país perfeito, tbm não sou a favor do PSDB, mas nos ultimos mandatos eles fizeram um bom trabalho, com incentivos fiscais, auxilios, etc... o que o PT não foi capaz de simplismente continuar o que o já estava pronto. não digo para todos serem direitistas, pois considero marina silva uma ótima candidata, mesmo ela sendo esquerdista. ( acabei me distraindo e esquecendo o que eu ia falar, devo estar drogado... brinkz)
bom gostei do tema abortado, apesar de ter sido bem superficialmente, mas os comentários estão ai para aprofundarmos o assunto
disponha, bjus.
Ravy,
a intenção do post era só a de levantar a idéia de que todos devemos participar mais a fundo e de forma consciente das decisões políticas, não tive a intenção de aprofundar muito.
Apesar disso, estou à disposição para discutir política por aqui, rs.
Já vi que eu e você temos alguns pontos bem divergentes, mas que no fundo devemos ter os mesmos objetivos em relação a tudo isso.
Eu discordo que o governo do PT (O Governo Lula) tenha sido inferior a qualquer coisa que tenha vindo antes, afinal "No campo econômico, o ponto de partida do novo governo era, como se sabe, muito difícil. Seu desafio inicial foi enfrentar a crise cambial e a aceleração da inflação – primeiro passo na administração da pesada herança econômico-financeira deixada pelo governo anterior.""Muito do que foi feito na área econômica desde janeiro de 2003 era realmente indispensável. Dadas as condições fiscais e financeiras, não havia alternativa senão produzir superávits primários expressivos nas contas públicas. O controle da inflação precisava ser recuperado. Convinha, além disso, manter o câmbio flutuante, regime a que o Brasil chegou com grande dificuldade e atraso, depois do desastre cambial do primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso."
E a economia é só um dos aspectos que me fazem discordar de algo que você citou.
E também não acho que todos os pró-socialismo sejam maconheiros! rs.
Apesar disso, concordo com isso aqui que você disse: "visão em prol do social é a base de qualquer partido politico, no caso um em visão social, muitas vezes se esquecendo de que para sustentar essa visão, precisa-se de fundos, ja o outro pensa em como conseguir fundos para sustentar uma massa falida e como tranforma-los em produtores de bens."
Obrigada pelas contribuições :)
beijos
bella, me convidar para ler seu blog, no momento que vc postou sobre politica, não teria se não outra coisa a ser feita.
Na verdade o brasil não passava por uma grande crise econômica, em toda a mudança presidencial o mercado fica receoso à investimentos, pela desconfiaça do próximo governo. O gover no lula, não fez muito por nossa econômia, quem o fez foi o ministro Guido Mantega, que por acaso se filiou ao PSDB este ano. Concordo que FHC errou, mas ele fez coisas muito boas, para a sociedade, como a criação de diversas bolças auxilios para familias com necessidades, o que o lula fez questão de destruir, fazendo o bolça familia, o atual governo deu uma sorte politica que eu nunca mais verei, ele pegou os melhores( varios bons, nem todos) e fizeram a campanha dele, o povo brasileiro inocente caiu no conto do vigário, como a vale do rio doce, que foi um ótimo negocio, mas insitem em falar que não, mas falando em coisas erradas, vc sabia que o ministro de minas de energia, nosso diginissimo Edson lobão, não é eng elétrico? e sim eng agrimensor.... que foi a dilma que o pos lá? esse tipo de coisas é que me irrita... o cara nem sabe o que está fazendo lá... entendo o problema, principalmente tratando dos esquerdistas no brasil?
Não consigo enxergar qual o problema com a "esquerda". Em um país onde a principal crise se encontra na desigualdade social, uma real atuação esquerdista - tendo como base a busca de uma sociedade justa e igual - parece ser o caminho adequado para alcançar melhoras.
A partir do momento que o Estado encontra o equilíbrio entre as liberdades individuais e a necessidade de sua intervenção, agindo somente quando puder ser útil, temos um comando esquerdista justo.
O trauma da esquerda se dá pelo simples fato de que "a história da guerra é sempre contada pelos vencedores". E na guerra dos ditadores de Direita contra os ditadores de Esquerda - ambos recheados de gente mal intencionada que usou da ideologia para manipular o povo - venceu a Direita. Daí o trauma com a esquerda, equivocadamente equiparada à Esquerda extremista.
A Esquerda Liberal, que me parece hoje utópica, seria o melhor caminho para a solução da desigualdade social.
Como já disse o filósofo: "Todo extremismo é burro".
Porra, Blogger! "Prófugo" é mãe!
Pedro, concordo em gênero, número e grau com seu comentário! beijos a todos.
" tendo como base a busca de uma sociedade justa e igual - parece ser o caminho adequado para alcançar melhoras". é? ok, vc é doutor em qualquer coisa ( não importa o que você estudou ) eu sou um jovem que não quer estudar, e sei que mesmo assim estarei tão bem de vida quanto vc, ou até melhor, pq mesmo ganhando UM POUCO MENOS, eu não tenho dor de cabeça, já vc é um homem estudado, mas estressado com o trabalho que ganha pouco, no mínimo você será frustrado, o que fará a decadência social, pq vou me dedica se posso ganhar da mesma forma? isso é socialismo, já liberalismo, não, ganha-se pelo esforço e mérito.
Bom, vou repetir e melhorar meu discurso, lula pegou o brasil em uma época de ouro, FHC melhorou e muito a situação do brasil na economia, o governo tinha dinheiro para gastar com o que bem entendesse, realmente parece que o atual governo que fez as melhorias, mas o brasil já estava bem quando o atual mandato foi iniciado e relembrando, quem fez os melhores programas econômicos não foi o governo e sim o ministro mantega, que é filiado ao PSDB e não ao PT, por mais que tenha sido convidado, pelo PT.
estou adorando essa papo interativo, peno que tem pouco direitista no blog.
por favor, não parem, estava com saudade dessa conversa amistosa e política....
ravy, colega, eu sou totalmente a favor da conquista e dos ganhos pelo mérito. Acho que antes de defender alguma posição de forma tão ferrenha, você podia se dar ao trabalho de conhecer um pouquinho melhor os conceitos. "Esquerda" e "socialismo" são conceitos distintos.
Não existe na esquerda liberal a idéia socialista de todo mundo ganhando igual, indiferente de mérito, ou qualquer outra dessas idéias socialistas.
Existe um governo atuante, preocupado em intervir quando necessário, DESDE QUE não afete as liberdades individuais.
A justiça não está na igualdade de todos, até porque isso não existe. A justiça está na igualdade de CONDIÇÕES para todos crescerem.
caro, prófugo, esquerda liberal? é tipo socialista de mercado? ou socialismo neo-liberal??
conheço bem os conceitos da política, esquerdistas e direitistas. Se não, não faria sentido termos divisões partidárias, esquerdistas liberais, isso não existe meu querido, seria como um direitista conservador, são coisas distintas, ou se é um ou outro, não se pode ser os 2, ou discorda que de mim? isso é um termo muito simplório, usado para simplesmente dizer que são partidos sem opiniões, como o PC do B, que não diz nada com nada nunca, ou o PMDB.
Postar um comentário