Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de março de 2011

Momento para a Eternidade: Lula na Universidade de Coimbra


Tudo bem, eu sei que disse que a pausa anterior (motivo: Dilma) seria seguida pela continuação dos capítulos da minha jornada em Coimbra; mas já vou pedir desculpas para quebrar a ordem mais uma vez!
Ontem foi um dia de grande emoção pessoal em termos políticos... foi o dia em que Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o título de Doutor, em celebração Honoris Causa, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (sim, a minha atual faculdade)!!!
Pois é, comecei o dia 30 de março atrasada (até aí nenhuma novidade), correndo pelas ladeiras e escadarias do Quebra-Costas (sim, tem esse nome mesmo); quando me aproximei da Faculdade escutei muitos gritos e logo percebi do que se tratavam, eu estava mesmo indo ao encontro do meu grande ídolo político! (alguns gritavam para Dilma: ão ão ão, Belo Monte não!! outros gritavam "eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor"; outros tantos cantavam: "Lulalá, é a esperança..."), e, com muito sufoco, cheguei lá em cima e, como que por um milagre, foi aí que Lula acenou para os estudantes pela primeira vez no dia: aparecendo numa janela da Faculdade. Eu e os outros brasileiros ficamos eufóricos e à espera de que Luiz Inácio descesse os degraus que nos separava dele; logo mais, isso foi feito... havia sido iniciado o cortejo inicial da cerimônia de Doutoramento, na qual muitos acadêmicos (docentes, catedráticos, Reitor), nossa Presidenta, o Presidente de Portugal (Cavaco Silva), Primeiro Ministro (Sócrates) e o Presidente de Cabo Verde estavam presentes!! Foi muito bonito... e nós discentes não nos contivemos e saímos correndo atrás do desfile de ilustres, gritando: Lulaaa, parabéns, Doutor do Povo, você merece!!!! (esta cena me emocionou muito, por sinal).
Infelizmente era visível o abatimento de Lula; embora estivesse feliz por um lado (sabemos disso), o falecimento de seu companheiro ex-vice Presidente do Brasil, não era esquecido momento algum, o que já era de se esperar.
Após uma longa espera pela qual nós estudantes passamos, assistindo ansiosamente pela televisão da faculdade, a cerimônia aberta apenas para ilustres convidados teve fim. Ficamos então correndo de um lado pro outro em busca de Lula, loucos para descobrir por qual portão ele sairia; obviamente, os seguranças não deram trégua e fizeram de tudo para evitar nosso contato direto com Lula; apesar dessa circunstância, APERTEI A MÃO DELE, sim, apertei a mão do grande Doutor do Povo, daquele homem que embora não tenha tido formação superior, foi tão notoriamente sábio para conseguir transformar uma nação de imensas proporções, como é a do Brasil, que teve reconhecido todo o seu esforço, sua garra e sua inteligência.
A reunião com ele fica para a próxima, uma vez que deixou Portugal mais cedo...
ficamos à espera! Força, Lula :)

Nenhum comentário: